sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O poder do quarto poder...

Estive acompanhando algumas manchetes da inprensa sobre o caso Eloá e teve algumas coisas que não pude deixar de perceber.
É incrível como a imprensa está sempre á procura de um fato novo para poder armar o seu circo demagogo e justo nos momentos de preocupações político-econômicas.
Antes deste caso, se falava muito no Pai que jogou a filha pela janela. Quando as grande empresas que monopolizam a informação neste país percebem que a notícia fica ''velha'' logo arrumam outra para despertar os sentimentos nacionais.
Fico perguntando-me se é este o papel da imprensa. 
Quando se promove a notícia, temos uma o exercício de uma conquista importantíssima adquirida através de lutas e mortes de uma geração que vivenciou a tortura e a repressão na ditadura. É um direito inquestionável que não estou aqui para descutir.
O que se entra em questão é o momento em que a imprensa deixa de ser informativa para ser teatral ou puramente motivo de ibope.
Quando isso acontece, notícias importantes, que seriam a denúncia de um descaso político-social de uma sociedade ou psico-educacionais, se tornam a chance de ''abafar'' um problema e ainda aumentar o tamanho do lucro das emissoras.
Todos lembram que o Caso Isabela foi ''lançado'' em meio a problemas políticos. Agora o Caso Eloá se manifesta em meio a crise econômica mundial ocasionada pela bolha Americana e que já começa a fazer efeitos no Brasil.
Até que ponto a imprensa é auto-suficiente ou independente? até que ponto a política não interfere na liberdade de imprensa? essas são algumas questões que temos que levantar e não podemos deixar passar ''batido'', questões que ta serem levantadas para começarmos a discutir e decidir qual é o país que queremos daqui pra frente, qual é o tipo de desenvolvimento que queremos ficar conhecido, enfim temos que começar a indagar as questões que ninguêm mais indaga para que outras pessoas também indaguem e nós começemos a fazer a maior de todas as transformações que este país pode ter, a Revolução política-educacional!

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente, isso é verdade!
mas é estranho, e ate parece modismo ou quem sabe é...
e as outras crianças que continuam caindo dos prédios?
E os outros sequestros?
E as crianças que continuam sendo abusadas?
Tudo continua!
Mas é claro que não passa de um jogo de marketing, a mídia quer passar o que os telespectadores querem assistir ou algo que tenha uma repercussão muito grande, no caso são esses que vêem passando.
Certo, são vidas mas tem muitas coisas de maior proveito, que a mídia podia passar!
Mas acredito que tem muita ""maracutaia"" por baixo dos panos, aonde com toda convicção afirmo que a mídia passa o que é de interesse dos nossos governos, assim deixando a nossa sociedade cada dia mais ignorante...
mesma coisa é um BBB(big brother brasil)
porque só tem participantes bonitos e aparentemente de um nível social médio ou alto?
não teria graça ver um bando de gente feia e pobre!
assim acho que ajuda um pouco, nos casos que vêem passando na mídia e que tem tanta ênfase por tal!
A mídia manipula, forma opiniões, ainda mais de quem não tem um certo nível de conhecimento, quer dizer grande parte da população brasileira!