quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O novo Parque Tancredão e a sua representação na Juventude

*Pedro Teixeira

Neste Sábado, 17 de Dezembro às 8 horas, o Novo “Tancredão” será inaugurado com direito a festa que a data merece. Mais do que um Conjunto Poliesportivo, o Parque Tancredo Neves representa o acerto do PT e da Gestão COSER em investir na área social, mais especificamente no combate a violência de jovens, na capacitação da juventude e no acesso a equipamentos públicos repletos de funcionalidades para a juventude

O Centro de Referência da Juventude, as Academias populares, o Circuito Cultural, os Telecentros e o Projovem são alguns exemplos de uma política que reinseriu na sociedade milhares de jovens e deu acesso ao conhecimento e ao lazer a outros tantos, nivelando anos de exclusão social da Vitória do Norte pela Vitória do Sul.

Implantar o maior complexo poliesportivo do Estado com uma área de 52.764,54 m² é um projeto ousado. Fazer isso no núcleo de uma das regiões com maiores índices de assassinatos e encarceramento de jovens da cidade é gratificante.

Gestores e conhecedores de PPJ’s sabem do resultado a médio e longo prazo que essa política social de juventude poderá provocar se esse equipamento social for aberto, democrático, inclusivo e acessível a toda a população da Cidade de Vitória e do Estado.

Em 2012 a Prefeitura de Vitória, com o fim das obras da Fábrica do Trabalho, de parques, praças, academias populares e outros tantos equipamentos que estão em andamento, somados aos equipamentos públicos existentes, não só mostrará o Investimento feito pela PMV diretamente na população que utiliza destes instrumentos (majoritariamente jovens de 15 a 29 anos), como também o resultado de 8 anos de investimento na qualificação profissional, na atenção a saúde, a educação, ao esporte e ao lazer da juventude do município de Vitória e  o acerto em investir na juventude, herdeira do presente e formadora do futuro.

Para isso, neste fim de mandato, a Prefeitura precisa articular todos os programas executados por suas Secretarias.

É importante organizar um levantamento quantitativo de suas ações, corrigir e nivelar o necessário e conseguir desembocar todas estas ações de forma articulada, visível e fomentadora de resultados que estes investimentos sociais na Juventude de Vitória proporcionou na busca por  uma cidade mais humana.

Assim é fundamental que a gestão e o acompanhamento dessas políticas seja acompanhada de perto pelo Prefeito numa estrutura mínima que consiga monitorar e organizar os resultados, interligar as políticas desconexas e promover ações de resultado.

O espaço vazio ocupado pela extinção da Gerência Política e da Gerência Executiva dos projetos de juventude precisa ser urgentemente ocupado para finalizar as ações de políticas públicas de juventude, num link direto com o encerramento das políticas estratégicas desta gestão do PT.

Dessa forma, os 8 anos do modo petista de governar, mostrará não só a melhora excessiva de todos os índices qualitativos e quantitativos se comparado a GESTÃO TUCANA ou qualquer outra como deixará claro o acerto político-social em investir diretamente em Políticas Públicas de Juventude.

Vitória com certeza já sairá na frente por ter sido pioneira no Espírito Santo ao investir em políticas transversais de juventude e na criação de sua estrutura-organizativa de acompanhamento e execução.

Sem dúvida Vitória deve ser parâmetro para qualquer debate de criação de órgão gestor e de execução de políticas públicas no Estado.

Parabéns ao Partido dos Trabalhadores e a gestão do Prefeito João Coser por empregar grande parte do acúmulo da Juventude do PT e das Políticas Públicas de Juventudes iniciadas na Era LULA.



*Secretário Estadual de Juventude do PT do ES eleito.

Nenhum comentário: