domingo, 25 de dezembro de 2011

NATAL: Vamos falar sério?

Natal. Momento importante de todo o calendário germânico em que as pessoas festejam o renascimento do cristianismo e mais recentemente: CONSOMEM.

A partir do mercantilismo e o fortalecimento do sistema mundial, natal se tornou data econômica, própria para suprir todos os saldos normais de um ano fiscal. Em momentos de crise econômica como a recente, natal é a esperança de conseguir um plus, nas já magras receitas acumuladas frente a crescentes despesas.

Para a maioria da população, o senso comum, momento de festejar mais um ano de vida, o menino Jesus e a família, comprando.

Longe de ser contra o natal enquanto modelo estipulado para reflexão anual, fico intrigado com a contínua tentativa do capitalismo em transformar em pseudo-mercadoria valores e moralidades e de quebra, cobrir o prejuízo de um ano todo.

O natal deveria ser momento para vermos o quão afastado nos tornamos de qualquer natal cristão ou de qualquer tentativa de uma sociedade mais humana.

O afastamento do homem e seu aprisionamento distante da sociedade, do mundo real, têm provocado uma sociedade que já não se enxerga em si mesmos, ou seja, com o ápice do individualismo, este natal comemora o auge da auto-suficiência humana.

Para o futuro, nos próximos natais, que possamos reverter essa ordem tão perversa e reaproximar o homem do seu social com igualdade, respeito e democracia.

Feliz Natal. 

Pedro Teixeira

Nenhum comentário: