terça-feira, 14 de outubro de 2008

Evolução precoce - isso é bom?




No jornal A Tribuna de 13 de Outubro de 2008, um jornal que circula no Estado do
Espírito Santo, a Manchete era a seguinte:
''Menina de 12 anos faz sexo dentro de escola''.
E continuava, dizendo que a menina foi ''pega'' fazendo sexo oral com um garoto de 15 anos e os amigos estavam todos tirando fotos e fazendo vídeos nos seus celulares.
A matéria continua mas eu gostaria de falar um pouco baseado neste parágrafo.
Vocês já devem ter ouvido alguma avó ou mãe dizer que no tempo delas, as meninas eram mais meninas e que elas brincavam de boneca até seus 15 ou 16 anos não é mesmo?
Os antropólogos afirmam que nossa geração é a geração mais informada, as crianças são as mais desenvolvidas e as coisas acontecem mais rápidas do que em qualquer outro momento da história, mas isso é bom?
Você ja reparou que criança hoje é só até os 10 anos de idade? que após essa data, os responsáveis permitem que elas cresçam e não acompanhem as fases necessárias para o seu desenvolvimento atropelando dias, horas e momentos?
Tudo isso traz uma consequência, crianças de 12 anos têm acesso as drogas, sabem o que é sexo e almejam faze-lo com aquele garoto popular da escola,  aquele menino da 8ª série presidente do grêmio ou do time de futebol. não vou me prender ao ensino médio por que nessa fase todo mundo tá fazendo tudo o que quer mesmo.
Mas, quando não falamos de sexo e drogas que já esta banalizado, é o apego exacerbado a mídia eletrônica.
Você deve conheçer alguêm ou o amigo de alguêm que é ou tem um filho viciado em internet ou video game.
Aliás os adolescentes de hoje administram muito bem esse vício, até gostam de ser chamados de ''fissurados em net''
O grande problema desse desenvolvimento precoce e desta enxurrada de informações é o de como filtrar tudo isso e levar as informações importantes para aquele dado momento ou aquela fase do seu filho e não permitir que informações 
à qual ele não está preparado para receber chegue até ele.
A internet é ótima, revolucionou o mundo. O Google então com suas ferramentas, Orkut, Maps, Translator, Blogger, é a oitava maravilha do mundo já consolidada.
Mas não saber usar estas informações é permitir que seu arsenal exploda e acaba destruindo a você e a todos em sua volta não é bom.
Não procure viver uma vida que não é sua, não queira largar a chupeta antes da idade, muito menos a mamadeira. Eu mesmo, tomei mamadeira até os 11 anos de idade. Não queira andar de ônibus sozinho antes do tempo, acredite, quando você crescer, vai almejar andar de carro ou pegar carona com seus pais todos os dias.
Não se iluda achando que o primeiro amor é o que vai durar para sempre, nem que ele tem que acontecer o quanto antes.
Não faça planos pro amanhã, afinal eu não consigo prever o que vai acontecer daqui a 1 minuto e ninguém consegue.
Seja feliz com o que você tem, na idade que você está, por que acredite, quando chegar na minha, vai querer voltar aos 
10 anos e brincar de Bet's no gramado do seu condomínio, ou passar os finais de semana brincando de esconde-esconde, fazer o esquema Bethânia naquela brincadeira de polícia e ladrão para nunca ser pego quando se é o ladrão, e voltar pra casa no final de tudo com uma única preocupação, a de tomar banho e dormir.
Faça isso e a sua vida terá muito mais valor, você poderá chegar na terceira idade e passar para seus netos todas as informações valiosas de todas as fases da sua vida e não permitir que eles cometam os erros de nossa sociedade - o de crescer tão rapidamente.
Pedro Luiz Domingos

Nenhum comentário: