segunda-feira, 23 de março de 2009

O Atual Movimento Estudantil no Espírito Santo.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/03/69256-estudantes+voltam+a+protestar+contra+aumento+da+carga+horaria+das+aulas.html

Esse link gera uma página da web de uma reportagem que inclusive foi publicada no G1 ( Portal web da TV Globo).

O título: Estudantes de escolas públicas fazem passeata para a diminuição da carga horária (estendida para 12.20h) e que o legítimo Movimento Estudantil lutou para conquistar.

O maior problema foi a frase escrita na faixa de protesto: '' Porque a carga horária almentar se na escola não tenho condições de ficar?"

Puta que pariu, Por que junto pra perguntas e L na palavra AUMENTAR?
e ainda querem o retrocesso de voltar ao velho horário de 11.20?

Lembro que quando defendemos a proposta no ano passado com passeatas, greves na Terceira ponte e no Palácio Anchieta, barricada na Secretaria de Educação do Estado, foi porque (e esse é junto) aceitaram ampliar a jornada escolar mas pra o horário estendido fosse para aulas de reforço ou complementação e não como ampliação da grade curricular. E ai sim, fomos contra.

''Perder" tempo e aulas para esse tipo de manifestação, alegando que o horário não está permitindo o aluno chegar no estágio a tempo, é no mínimo uma imbecilidade.

Ora, o estágio é justo e necessário para muitos estudantes que precisam de dinheiro para principalmente ajudar em casa. Faço o meu desde os 15 anos (em diferentes níveis e empregos - médio, Técnico, Universitário) porque preciso trabalhar e ganhar dinheiro, mas sei também que ele não pode atrapalhar os estudos. É a empresa que tem que se adaptar à escola e não o inverso.
E isso acontece.
As empresas seguem a risca, até pelo fato de o estagiário poder reincidir o contrato a qualquer momento e de essa concepção estar regulamentada em Lei Federal.

O ponto que quero chegar é que o Movimento Estudantil hoje passa por um quadro sem lideranças que de fato lute pelos estudantes.
Temos velhos caciques que enraizados na esfera político-partidária e que nada fazem pela melhoria da massa que ''defendem'' e sim por mero despeito pessoal.

Por esse motivo que estudantes como estes, sem qualquer norteamento plausível e embasado fazem manifestações deste gênero.

Estudantes, não promovam o retrocesso. Daqui a pouco vão pedir pra acabar com as cotas na UFES que foi um direito que tanto lutei junto com outros companheiros pra que existisse.

Aproveitem o momento que nosso país está vivendo. A era Lula permitiu que qualquer um, independente da renda, cor e classe social, tenha acesso a universidade.
Não desperdice esse momento. Estude.
No mundo tecnicista, dominado pelos que possuem conhecimento, só alcança-se algo quem possui instrução.

CAPIXABAS, cobrem por um movimento de lutas, passeatas e greves sim! Mas que verdadeiramente defenda o interesse coletivo e não de grupos partidários e interesses subversivos.


Pedro Luiz

Nenhum comentário: