sábado, 29 de janeiro de 2011

Estudantes dão o crack e vão a luta contra os barões do Transporte Público em Vitória.


Ontem, sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011, fora o dia nacional de mobilização dos estudantes contra o aumento abusivo e em cascata das tarifas de ônibus de todo o País. 
Em São Paulo, Curitiba, Salvador e tantas outras, estudantes indignados, pegaram pra si o movimento de combate a exploração dos trabalhadores que vêem todo o seu salário ir para o bolso das empresas permissionárias do transporte público. 

Em Vitória, tivemos nossa mobilização. Desde a Semana passada, o DCE da UFES, da UVV, a UMAES, UESES, Centros Acadêmicos, o Movimento Passe Livre, Contraponto, Levante e a Mudança, claro, se organizam para que a revogação do decreto que fez subir a passagem do TRANSCOL em mais de 10%, contrariando a própria inflação acumulada no período seja revogado.

Ontem foi a vez da Assembléia Legislativa, casa das maracutaias e movimentos mandraques de Deputados que fazem o acordão em torno de temas polêmicos para levar a sua propininha sobre aquele assunto, sofrer uma investida do Movimento Estudantil.
Mais de 400 Estudantes organizados, foram até aquela casa de leis, dispostos a ocupar o palácio de mármore e esperar um posicionamento do Estado. Infelizmente, ao chegar no local, foram surpreendidos por um ônibus da tropa de choque especial, 6 viaturas da equipe de ronda e ataque a ROTAM e mais algumas dezenas de Policiais Militares. 

Mesmo sabendo da autoria pacífica do evento, o Governo do Estado que se diz Popular e Socialista do Senhor Renato Casagrande (PSB-ES), deu a ordem juntamente com o Presidente da ALES, EX responsável do DOPES da Ditadura no Estado, Deputado Élcio Alvares (DEM), mandou a Polícia reprimir o evento e impedir a entrada a todo custo.
Por sorte, a Bancada Petista recém-eleita e não empossada estava em reunião e eu juntamente com uma comissão eleita, fomos chamá-los para nos ouvir e permitir a entrada. 

Não teve jeito, a truculência da PM foi deflagrada no momento em que alguns estudantes, impacientes com a demora na negociação com os Deputados, tentaram a entrada. 
Pauladas, chutes, xingamentos e muita violência por parte da polícia, marcaram a atividade. 
Eu que estava na organização e negociação apanhei, levei socos, gritos e empurrões. Fui expulso da Assembléia no meio das negociações com os Deputados Petistas. Tadeu do MTL foi preso e espancado. O Estado da repressão e da manutenção da ordem burguesa se mostrou infalível e competente mais uma vez. 

Mas não importa, enquanto houver mundo, enquanto houver injustiças deflagradas, os estudantes estarão organizados, resistindo por um algo melhor.
A juventude não é só uma época para nos divertirmos, também é o momento ideal para construirmos o alicerce da vida futura. Alicerce forte, justo, digno, de igualdade de condições. Doce, feliz, alegre, romântico e emancipador. 

Futuro em que o governo realmente seja do povo.

Aos burgueses e os poderosos, sinto muito, não há nada a se fazer, só aguardar.

Pedro Teixeira

Nenhum comentário: