quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Manifesto do Movimento Mudança ao 13º CONEB e a 7º Bienal da UNE

Entre os dias 15 e 17 de Janeiro de 2010 mais de 7000 estudantes de todo o País participaram das atividades do CONEB da UNE que desembocaram ao chamamento de todos os estudantes para a Jornada de lutas de 2011. Um encontro de ampla mobilização em que inúmeros CA’s decidiram vir até a União Nacional dos Estudantes e construir a entidade.

Nós do Movimento Mudança, achamos fundamental a existência deste foro de representação onde alunos de todos os Centros Acadêmicos do Brasil possuam a oportunidade de se manifestar perante os temas educacionais e políticos da Nação, bem como aprofundar o conhecimento e o acúmulo político otimizando sua formação pessoal, a construção coletiva e garantindo muita luta em suas entidades de base.

Entretanto, gostaríamos de externar a toda a comunidade estudantil alguns apontamentos acumulados no III Congresso Nacional da Mudança realizado no Centro Tecnológico e na Faculdade de Letras da UFRJ no Estado do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21 de Janeiro em meio a Bienal de Arte e Cultura da UNE.

Em primeiro lugar, o Movimento Mudança reafirma o Congresso Nacional das Entidades de Base – CONEB, como um foro prioritário para o debate, o profundo acúmulo político e o mais amplo e democrático encontro com a Base. O CONEB jamais poderá ser mais um foro de deliberação da UNE e sob nenhum aspecto uma etapa para o CONUNE.

Infelizmente o 13º CONEB da UNE apresentou falhas no seu formato e organização que impossibilitaram a plena garantia de um profundo debate e aprendizado com a base e pela base. Queremos garantir aqui que os GT’s ocorram conforme a programação, que sejam sistematizados e votados por todos na plenária final e que o último dia do fórum seja mais participativo, dialogável e menos excludente para com os milhares de Centros Acadêmicos de todo o País, contribuindo para os torná-los mais do que meros expectadores.

Além disso, reafirmamos a necessidade de uma Bienal da UNE em que o número de alunos inscritos no evento, seja o mesmo que o da capacidade que a organização do Evento tem para receber todos os inscritos nela nos dias de suas atividades.

Por fim, viemos manter nosso posicionamento de radicalização da democracia na entidade, o que culmine numa decisória participação dos alunos, dos representantes de Centros Acadêmicos, Diretórios Centrais, Entidades Estaduais e Federação de Cursos nos rumos da União Nacional dos Estudantes, fato este que só é possível ocorrer pelas “Diretas Já” na entidade.

Diretas que torne de fato o poder de voto do estudante na base, fundamental. Que provoque uma verdadeira reviravolta na maneira de organizar o movimento estudantil, trazendo a tona os verdadeiros atores da Revolução Educacional e de transformação da sociedade: Todos os Estudantes!

Viva o 13º CONEB, que venham todos construir um novo Movimento Estudantil, pela base, democrático, ético e propositivo.

Estudantes, uni-vos,
a UNE é de todos nós.

Movimento Mudança
III Congresso Nacional do Movimento Mudança

Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2011.

Nenhum comentário: