segunda-feira, 28 de maio de 2012

Por uma Vitória mais justa queremos mais PT nestas eleições!


Por uma Vitória mais justa,
queremos mais PT nestas eleições, queremos IRINY LOPES PREFEITA!


No Espírito Santo, ano de eleição é sinônimo de Geopolítica. Ano sim outro não, a classe política se depara em obrigatoriamente se curvar para as movimentações e aproximações que tenham como resultado a manutenção da hegemonia do Ex-Governador Paulo Hartung.

No ambiente político, há quem diga que Paulo Hartung sofre da síndrome da branca de neve: Ao lado dele só anão. Só aceita como aliado quem fica menor que ele, mesmo que para isso o ex-governador tenha que diminuir seus aliados a tamanhos que não coloquem em risco seu poder.

Desde 2002 quando foi eleito Governador pela primeira vez, todas possíveis ameaças à construção de uma hegemonia de poder que girasse em torno dele foram duramente reprimidas.

Saíram presos os aliados de Gratz a partir do “Novo Espírito Santo”, bem como diminuíram na política a Família MAX, os Camatas e o PSDB e o PSB que o abrigaram para ser candidato outrora.

O jogo embaralhado da política de 2012 é resultado das eleições de 2011 no ES com a intervenção de LULA para que Casagrande e o PSB fossem candidatos ao Governo.

A geopolítica, tão segura até 2010, foi posta em “xeque” a partir de então. Com o aumento súbito do PSB pela eleição estadual, o Ex-Governador buscou retomar seu espaço político e poder perdido.

Tentou usar o PT como escada para sob sua batuta, com a Prefeitura da Capital, ter Poder e assim organizar seu clube de interesses pessoais para retomada do Governo Estadual.

Chantageou o partido afirmando que sua candidatura era impossível de ser derrotada e ameaçou seu isolamento na geopolítica estadual se o PT não retirasse sua legítima candidatura para ser seu vice.

Entretanto, esqueceu Paulo Hartung que diferentemente dos partidos que o abrigaram outrora, o PT é um Partido Vivo, com forte intimidade na sociedade civil e nos movimentos sociais, bem como um partido coletivo.

O PT não aceita jogos prontos. Sempre quando disputou eleições majoritárias neste Estado, suas campanhas foram pautadas no debate com a sociedade e pela disputa contra projetos antagônicos a sua missão de mudar para melhor a vida das pessoas. Foi assim nas Candidaturas de Perly Cipriano outrora, no Governo de Vitor Buaiz, nas eleições para Prefeito de Vitória em 2004 e 2008 com João Coser e nas Eleições de 2008 em Vila Velha com Claudio Vereza.

Além disso, o PT é o partido da Unidade. Partido de companheiros e companheiras que sonham juntos uma sociedade mais democrática e igual, e que não aceitará sob hipótese alguma a imposição de uma candidatura pessoal sob os interesses coletivos e da sociedade.

Em 2012 a candidatura de Iriny Lopes é a resistência contra interesses individuais. É a prova viva de que o PT não aceita chantagens, não tem dono, é coletivo e sabe defender seu projeto com unidade.

A resistência do Partido dos Trabalhadores, ajudou a fortalecer em todos os partidos, na classe política e na sociedade, a necessidade de resgatar a soberania popular nos processos decisórios e a liberdade de cada partido em poder decidir seus candidatos pelos seus processos internos.

A tentativa de isolar o PT e de afirmar que era necessário “Rumo” na administração de Vitória, foi a tentativa de se apoiar no PT, para conseguir força de combate a nova direção política que o Estado do Espírito Santo constrói sob a direção de Renato Casagrande.

Apresentando um projeto pronto em que ao PT, com os recentes desgastes na Prefeitura de Vitória orquestrados por Paulo Hartung e divulgados pela Rede Gazeta, só caberia a posição de vice-prefeito nesta história.

A desistência de Paulo Hartung para Prefeito de Vitória, não é fruto de uma conveniência pessoal para se dedicar a família. Pelo contrário, é resultado de uma efervescência social protagonizada pelo PT que entendeu não ser mais possível caminhar com o Ex-Governador.

Por tudo isso queremos a continuidade dessa Vitória mais justa. Queremos mais PT para a cidade de Vitória. Queremos que 2012 seja um ano em que os interesses coletivos de fato se sobreponha aos interesses pessoais.

O Encontro de Tática Eleitoral dos próximos dias, precisa demonstrar mais do que nunca a maturidade do Partido em ter unidade na construção de sua candidatura própria.

O PT tem a oportunidade de declarar um basta a geopolítica! Um basta ao império Paulo Hartung para se construir uma nova Cultura Política no Estado.

O resultado das eleições de 2012 protagonizada pelas eleições de Vitória, pode resultar na queda da hegemonia de Paulo Hartung e no no fortalecimento do PT. Por tudo isso, assinamos esta carta à Vitória no acerto de que a Candidatura de Iriny Lopes para Prefeita de Vitória representa o melhor movimento para a cidade, o Partido e o Estado do Espírito Santo.

Representa a resistência a 10 anos de um império que desprezou a juventude e que fez os índices de extermínio e de violência contra o jovem dispararem e se tornarem um dos maiores do Brasil.

10 anos de privatização da Educação, da saúde e dos hospitais, das masmorras capixabas e atentados aos direitos humanos, de combate aos movimentos sociais, aos estudantes e de fortalecimento das decisões das multinacionais e empresas contra a sociedade.

Contra a continuidade desse modelo falido e na certeza de que Vitória tem rumo e sabe o que quer, defendemos o Projeto do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Vitória, defendemos a Candidatura de Iriny Lopes para Prefeita – Queremos votar no 13 novamente!


Assinam: MOVIMENTO MUDANÇA - ESPÍRITO SANTO / MAIS-PT/ES / PEDRO LUIZ TEIXEIRA – SECRETÁRIO ESTADUAL DA JUVENTUDE DO PT / VINÍCIUS DE LIMA – SECRETÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DA JPT / MARCOS SENA – COORDENADOR DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE JUVENTUDE / MAX DIAS – SECRETÁRIO EXECUTIVO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE VITÓRIA / LUCAS ROSA – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DA SERRA / RAMON MOREIRA – DIRETOR DE ARTICULAÇÃO DO DCE DA UFES / LUIZ GUSTAVO POTKUL – PRESIDENTE DA ATLÉTICA CENTRAL DA UFES / PEDRO BARCELOS – DIRETOR DO CENTRO ACADÊMICO DE MATEMÁTICA / FRANCISCO SIZINO – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE VALPARAÍSO / WAGNER BAMBIRRA – DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE BELA AURORA / SEBASTIÃO CÂNCIO – MOVIMENTO NEGRO DO ESPÍRITO SANTO / LUARA RAMOS – MARCHA DAS VADIAS - DIRETORA NACIONAL DO MOVIMENTO MUDANÇA / RAFAEL BREDA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DO PT DE VITÓRIA / JACIMAR BOMFIM – ALUNA DE DIREITO DA UFES / TON LÚPES – CONSELHEIRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE VITÓRIA / RANDELLEI BERNARDO LOPES – DIRETOR DO CAMAT / ALAN FARIAS – MOVIMENTO COMUNITÁRIO / ANASTACIO JUSTO – MOVIMENTO COMUNITÁRIO / DANIELE DOS SANTO – MOVIMENTO ESTUDANTIL / FELIPE LEÃO – ESTUDANTE DA FAESA / MARIA DAS GRAÇAS BREDA JUSTO – MOVIMENTO COMUNITÁRIO DE JOANA D'ARC / ROGERIO BREDA JUSTO – MOVIMENTO COMUNITÁRIO DE JOANA D'ARC / ROSANGELA TEIXEIRA DE ANDRADE – MOVIMENTO COMUNITÁRIO DO CENTRO DE VITÓRIA / VANESSA FOSSE – ESTUDANTE DE ECONOMIA / BRUNO LEÃO – GUARDA MUNICIPAL DA SERRA / EDUARDO CALLEGARI – MOVIMENTO COMUNITÁRIO DE CAMPO GRANDE / MICHEL KNAAK – MEMBRO DA JUVENTUDE DO PT / DOMÍCIO FAUSTINO – PRESIDENTE DO DCE DA NOVO MILÊNIO / JESSICA CONCEIÇÃO – ESTUDANTE DE BIOLOGIA E MEMBRO DO COLETIVO KAZA PRETA / NAYARA EVELYN SOUZA SOARES – ALUNA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / MONIQUE CARDIN FASSARELA - COORDENADORA DE CULTURA DA JPT – ES / BARBARA GHIDETTI – ESTUDANTE DE DIREITO DA ESTÁCIO DE SÁ / FELIPE MOREIRA – JORNALISTA / ICARO CANIÇALI – ESTUDANTE DO IFES.


Nenhum comentário: