domingo, 18 de abril de 2010

Uma mentira dita cem vezes,torna-se verdade um dia. - Hitler


  • Primeiro, o Blog mudou de visual, acharam maneiro? Percebi que assim ficou menos confuso.
  • Segundo, Dilma Rouseff afirma que eleita, implantará um projeto para acabar com o que tecnicamente se diz pobreza (ganhar menos que meio salário mínimo) em 10 anos, zerar o déficit habitacional e concluir a reforma da previdência, com empenho, é perfeitamente possível. Já o Serra, afirma que o Brasil precisa de mais. O engraçado é que como Ministros do FHC tiveram o surto da dengue, caos na saúde, má planejamento e apagão logo depois. Como governador de São Paulo, terceirização do serviço, sucateamento do ensino na periferia, repressão dos movimentos sociais, alagamento da Cidade e exclusão dos pobres, pensem.

Voltando ao tema título, estive presente na última aula de Civil e dentre vários momentos monótonos, técnicos e outros nem tanto, o professor resolveu explicar o motivo de ser conservador na área civilística, respeitando a estabilidade, a imutabilidade e a tradição, em desfavor da inovação que é o Direito Civil-Constitucional, dito na UFRJ por exemplo.

  • A explicação básica era: "Há 2700 anos o Direito Civil é assim. Posso usar Upiano hoje, no século XXI, bastando adaptá-lo as nossas peculiaridades. Já pensou se provassem que Cristo não viveu? que ele casou e não morreu? que ele nem ressuscitou? Eu, diria que o cara era um mentiroso - Você é um mentiroso.”Como poderia acreditar? A base do ocidente é o Cristianismo, se ele não existisse, talvez o próprio Brasil, não seria o que é hoje, o mundo não seria.
Foi quando eu disse a frase de Hitler usada para "lavar o cérebro" dos Alemães:
 
“Uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade um dia.”
 De fato, o mundo seria outro. Mas, pera ae mano, vou continuar acreditando na farsa que Constantino e os Papas gostaram e justificaram seu poder hegemônico em cima, Nos protestantes, que acharam uma excelente maneira de crescerem usando esta justificativa, esquecer as pessoas que morreram, foram torturadas e o conhecimento reprimido, tudo pelo fato de não se questionar por que Cristo é Deus e se assim fizer vou para o inferno?
É verdade que nosso mapa geopolítico, nossa maneira de olhar o mundo e nossas justificativas para ele, foram baseadas e ainda são em termos, baseadas no Cristianismo, mas, este é um modelo falido e que ainda hoje, aprisionam as pessoas. É preciso inovar sim, é preciso criar, reinventar, repensar e refletir em tudo isso.

Conservadorismo é péssimo para a humanidade. Se não existissem pessoas ousadas, radicais, não haveria o progresso. O conservador não gosta do novo e por isso s estagna.

Coitado do mundo se não criticasse a igreja, se não dissessem que o Capitalismo estava errado, que o planeta está morrendo, que a Igreja não pode ser ligada ao Estado, etc.
Estaríamos fadados ao atraso.
Por isso meus nobres, só  acreditem no palpável, no inteiramente justificável e no racional.
Justificar uma mentira apelando para a Fé é muito fácil. Dessa forma, a ideologia da classe dominante não tem que se preocupar com o objetivo, e pode desenvolver seus teoremas profundamente no subjetivo e assim, alienar ainda mais as pessoas.
Hitler teria conseguido se sua farsa, não contrariasse a farsa dos outros, poderosos e estrangeiros, Mas, esta já é outra história.


Pedro Andrade

Nenhum comentário: