domingo, 18 de abril de 2010

Uma mentira dita cem vezes,torna-se verdade um dia. - Hitler


  • Primeiro, o Blog mudou de visual, acharam maneiro? Percebi que assim ficou menos confuso.
  • Segundo, Dilma Rouseff afirma que eleita, implantará um projeto para acabar com o que tecnicamente se diz pobreza (ganhar menos que meio salário mínimo) em 10 anos, zerar o déficit habitacional e concluir a reforma da previdência, com empenho, é perfeitamente possível. Já o Serra, afirma que o Brasil precisa de mais. O engraçado é que como Ministros do FHC tiveram o surto da dengue, caos na saúde, má planejamento e apagão logo depois. Como governador de São Paulo, terceirização do serviço, sucateamento do ensino na periferia, repressão dos movimentos sociais, alagamento da Cidade e exclusão dos pobres, pensem.

Voltando ao tema título, estive presente na última aula de Civil e dentre vários momentos monótonos, técnicos e outros nem tanto, o professor resolveu explicar o motivo de ser conservador na área civilística, respeitando a estabilidade, a imutabilidade e a tradição, em desfavor da inovação que é o Direito Civil-Constitucional, dito na UFRJ por exemplo.

  • A explicação básica era: "Há 2700 anos o Direito Civil é assim. Posso usar Upiano hoje, no século XXI, bastando adaptá-lo as nossas peculiaridades. Já pensou se provassem que Cristo não viveu? que ele casou e não morreu? que ele nem ressuscitou? Eu, diria que o cara era um mentiroso - Você é um mentiroso.”Como poderia acreditar? A base do ocidente é o Cristianismo, se ele não existisse, talvez o próprio Brasil, não seria o que é hoje, o mundo não seria.
Foi quando eu disse a frase de Hitler usada para "lavar o cérebro" dos Alemães:
 
“Uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade um dia.”
 De fato, o mundo seria outro. Mas, pera ae mano, vou continuar acreditando na farsa que Constantino e os Papas gostaram e justificaram seu poder hegemônico em cima, Nos protestantes, que acharam uma excelente maneira de crescerem usando esta justificativa, esquecer as pessoas que morreram, foram torturadas e o conhecimento reprimido, tudo pelo fato de não se questionar por que Cristo é Deus e se assim fizer vou para o inferno?
É verdade que nosso mapa geopolítico, nossa maneira de olhar o mundo e nossas justificativas para ele, foram baseadas e ainda são em termos, baseadas no Cristianismo, mas, este é um modelo falido e que ainda hoje, aprisionam as pessoas. É preciso inovar sim, é preciso criar, reinventar, repensar e refletir em tudo isso.

Conservadorismo é péssimo para a humanidade. Se não existissem pessoas ousadas, radicais, não haveria o progresso. O conservador não gosta do novo e por isso s estagna.

Coitado do mundo se não criticasse a igreja, se não dissessem que o Capitalismo estava errado, que o planeta está morrendo, que a Igreja não pode ser ligada ao Estado, etc.
Estaríamos fadados ao atraso.
Por isso meus nobres, só  acreditem no palpável, no inteiramente justificável e no racional.
Justificar uma mentira apelando para a Fé é muito fácil. Dessa forma, a ideologia da classe dominante não tem que se preocupar com o objetivo, e pode desenvolver seus teoremas profundamente no subjetivo e assim, alienar ainda mais as pessoas.
Hitler teria conseguido se sua farsa, não contrariasse a farsa dos outros, poderosos e estrangeiros, Mas, esta já é outra história.


Pedro Andrade

sábado, 10 de abril de 2010

A direita querendo se transformar em cordeiro.

Ontem recebi um e-mail. Daqueles em que alguém começa mandando para um número restrito e num instante vira um corrente.
 Geralmente apenas coloco como tentativa de pishing e encaminho para o lixo.
O problema era a matéria que ele versava.
DILMA: TERRORISTA, ASSASSINA E TORTURADORA.
Após esta manchete,  mostram fotos dos tempos de militante guerrilheira e pessoas supostamente assassinadas pelo grupo "para-militar da Dilma".
Meu Deus, inverteram as coisas né? Pessoas que arriscavam a sua vida num momento de Estado de exceção, onde todos os direitos e garantias fundamentais foram suspensos, onde a democracia e a liberdade de expressão foram sufocadas e suprimidas, onde qualquer pessoa que pensasse diferente do REGIME MILITAR, DITATORIAL, FASCISTA, APOIADO PELA DIREITA E A CLASSE MÉDIA EM SEU INÍCIO, era considerada subversiva e "sumia" da sociedade, sendo jogada em prisões, julgadas por tribunais de exceção, torturadas, estupradas (como no caso de DILMA ROUSEFF) e por fim mortas.
Vamos culpar pessoas que não possuíam qualquer abertura política para reivindicar pacificamente seus direitos de se organizar, pensar e defender a democracia por terem se apegado as armas como ÚNICA forma de defender seus direitos mínimos de Ser humano e natural como tal?

Digo que faria a mesma coisa.

O próprio Hobbes em sua teoria do contrato social já defendia a idéia de que o Estado, quando tirano, gera o poder subjetivo ao cidadão constrangido por tal política de defender sob quaisquer hipóteses o seu direito de existência.
Logo, lutar num momento em que o suposto "terrorismo" era uma das poucas formas de enfraquecer o regime, é mais do que entendível, é extremamente aceitável e nos faz ver o quão grande foram às pessoas que pagaram com sofrimento, medo, tortura e muitas vezes com a morte, para que hoje, pudéssemos desfrutar da construção de nossa democracia.
O engraçado é que provavelmente quem circulou este e-mail na web, na época do Regime farsante e corrupto que tivemos com os militares, aceitou todo esse absurdo calado, prostrado diante de todo absurdo da repressão do pensamento que era feito.

Apelo a todos que leem esta matéria, que não julguem Dilma Rouseff por sua aparência ou seu jeito menos carismático e apelativo comparado a Lula.
Peço a todos que a vejam como a guerreira que lutou por nosso País, por nossa democracia, por instituições sólidas e do povo, enquanto a maioria estava preocupada em viver a sua vida e não sofrer retaliações.
Que a vejam como a pessoa que foi co-responsável pela guinada pra esquerda nas políticas governamentais do governo Lula nos últimos tempos, com o aumento do Poder estatal na economia, para com os menos privilegiados, no aparato burocrático e nos gargalos estruturais como o investimento pesado na PETROBRÁS, na construção de estradas, portos, estaleiros, refinarias e usinas, e principalmente, apostem, na capacidade incomensurável da companheira como gestora.
Isso num País em que a burocracia emperra durante anos, obras que seriam necessárias hoje, agora.
Por tudo que você vê como precioso na democracia e liberdade que hoje temos e consolidamos de maneira irrestrita no governo Lula, Votar no Serra, é deixar o retrocesso, a repressão, o esquecimento dos pobres, o esfacelamento do estatal e o esquecimento de nosso ensino, voltar ao Governo central. Foi assim com FHC, é assim em São Paulo. É só ver como os professores estão descontentes, como as escolas estão sucateadas na periferia, como a USP não tem nenhuma política de inclusão que funcione, para com os que realmente precisam entrar na universidade, não sendo mais do que um feudo onde os filhos da nata paulista estudam.
Votar na Marina é fragmentar a esquerda para que ela perca votos que são do PT e  assim, as chances de Serra aumentarem, só isso.
Não é levá-la a Presidência, com esperança de um governo de esquerda.
A Presidente da natura provavelmente sairá como vice de Marina. Hipocrisia não? Para quem explora comunidades ribeiras, a floresta e supostamente faz testes com animais, não passa de um calcanhar de Aquiles, um fantoche, financiado pela elite que não agüentar mais, um governo dos pobres, do proletário, vermelho, governar o País.
Então, menos puritanismo demagógico e mais confiança do Brasil do rumo certo. Lula avançou no social, Dilma, avançará no Socialismo, ampliando as conquistas para todos os brasileiros, fazendo a revolução na educação de base que necessitamos urgente, realizando reformas estruturais essenciais, trazendo o resgate da máquina estatal como serviço à população.
Perder o governo para qualquer outro grupo político-partidário é não perpetuar mudanças sociais estritamente e fundamentalmente necessárias.

 Pensem nisso.

Pedro Andrade

sábado, 3 de abril de 2010

Uma reflexão sobre essa porcaria de páscoa.

Há tempos não posto.
Gostaria primeiro de salientar que a partir de agora, convidarei a todos para lerem um pouco sobre o tema eleitoral que irei escrever neste Blog.
Como Socialista, Markista-Trotkista, Petista e acima de Tudo BRASILEIRO, não posso deixar de escrever sobre esse momento único para nós - O da escolha entre o passado (liberalismo, esquecimento de quem precisa, repressão as liberdades e a Direita na poder) ou o Futuro que iniciamos com o governo LULA.
Irei expor fatores que provam de maneira inequívoca que este foi o melhor governo da história do Brasil, e precisamos continuá-lo.

Passando este ponto, quero postar neste blog algumas sentimentos desta tal sexta-feira santa numa cidade nada cosmopolita.

O que é o Santo? A noite? A Sexta? Vejamos, por que é santo?

As pessoas nesta data se organizam, repensam sua vida, estão em reflexão. Ótimo se for isso mesmo, legal se servir para mudanças, mas, péssimo se for mais uma data, mais um dia em que o homem resolveu divinizar algo e colocá-lo como solução para seus erros.

Precisamos buscar um sentido neste mundo, um resultado por ocupar um micro espaço no planeta, sujar, estragar, magoar, intrigar, gerar, e depois morrer. Somos apenas parte nisso tudo e se somos tal parte, precisamos fazer a NOSSA parte.
Como já diz Melendo em "Diversão e Tédio", as pessoas estão no mundo buscando espaços para seu tédio. Nossa sociedade é aquela que nossos pais plantaram lá atrás – individual, tecnicista e consumista. Tudo isso abre um espaço infindável para o vazio, o tédio.
Abre, porque perdemos a razão do SER, passamos o "tempo" correndo tanto, individualizando tanto, consumindo tanto, nos intitulando "especialistas" em algo e esquecemos de ser especiais...
Sim, especiais pois especialistas há milhares.
Tudo isso, porque esquecemos de olhar para o motivo de estar aqui.
Precisamos contribuir.
Para você que lê este blog ai do seu notebook, PC, Palm ou o caralho que for, tudo é muito fácil comparado à aquele que não tem nem moradia, quiçá o seu notebook para acessar meu blog.
Por tudo isso, é nossa a responsabilidade fazer valer a pena viver!
E viver fazendo valer a pena, não é como vemos as pessoas fazerem, supostamente aproveitando cada um dos seus híbridos minutos na balada, no "rock", isso só é a diversão para o tédio.
Fazer valer a pena, não é que não seja isso, mas, é não ser só isso, é buscar uma razão pra ser HUMANO. Não temos esta definição por pura práxis não minha gente, ser - ser humano é entender que cada um nesse mísero mundinho é exatamente igual ao outro e precisa de mim para se tornar igual, digno, merecedor de tudo igual a qualquer um.
É olhar pro outro e sentir, chorar, padecer, rir, ajudar, construir, trabalhar, motivar, alegrar, dar.
Não se preocupe muito com o que vem amanhã - o futuro é futuro não é mesmo? Se preocupe com o que você faz hoje para ti e para os outros.
Jesus, se você é um que acredita nele, não quer que você saia comprando pãezinhos, bacalhau, ou qualquer outra porcaria nesta Páscoa.
Tenho certeza que o que ele representa, quer que você reflita o que fez até agora nessa sua vidinha, frágil, pequena e curta, pois, se nela, não houve tempo para em tudo que fez pensar no melhor do outro, então meu caro (a), você nunca terá o melhor.

No universo tudo vai, tudo volta.
Pense nisso.

Boa Páscoa a todos.

Pedro Andrade