segunda-feira, 23 de março de 2009

O Atual Movimento Estudantil no Espírito Santo.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/03/69256-estudantes+voltam+a+protestar+contra+aumento+da+carga+horaria+das+aulas.html

Esse link gera uma página da web de uma reportagem que inclusive foi publicada no G1 ( Portal web da TV Globo).

O título: Estudantes de escolas públicas fazem passeata para a diminuição da carga horária (estendida para 12.20h) e que o legítimo Movimento Estudantil lutou para conquistar.

O maior problema foi a frase escrita na faixa de protesto: '' Porque a carga horária almentar se na escola não tenho condições de ficar?"

Puta que pariu, Por que junto pra perguntas e L na palavra AUMENTAR?
e ainda querem o retrocesso de voltar ao velho horário de 11.20?

Lembro que quando defendemos a proposta no ano passado com passeatas, greves na Terceira ponte e no Palácio Anchieta, barricada na Secretaria de Educação do Estado, foi porque (e esse é junto) aceitaram ampliar a jornada escolar mas pra o horário estendido fosse para aulas de reforço ou complementação e não como ampliação da grade curricular. E ai sim, fomos contra.

''Perder" tempo e aulas para esse tipo de manifestação, alegando que o horário não está permitindo o aluno chegar no estágio a tempo, é no mínimo uma imbecilidade.

Ora, o estágio é justo e necessário para muitos estudantes que precisam de dinheiro para principalmente ajudar em casa. Faço o meu desde os 15 anos (em diferentes níveis e empregos - médio, Técnico, Universitário) porque preciso trabalhar e ganhar dinheiro, mas sei também que ele não pode atrapalhar os estudos. É a empresa que tem que se adaptar à escola e não o inverso.
E isso acontece.
As empresas seguem a risca, até pelo fato de o estagiário poder reincidir o contrato a qualquer momento e de essa concepção estar regulamentada em Lei Federal.

O ponto que quero chegar é que o Movimento Estudantil hoje passa por um quadro sem lideranças que de fato lute pelos estudantes.
Temos velhos caciques que enraizados na esfera político-partidária e que nada fazem pela melhoria da massa que ''defendem'' e sim por mero despeito pessoal.

Por esse motivo que estudantes como estes, sem qualquer norteamento plausível e embasado fazem manifestações deste gênero.

Estudantes, não promovam o retrocesso. Daqui a pouco vão pedir pra acabar com as cotas na UFES que foi um direito que tanto lutei junto com outros companheiros pra que existisse.

Aproveitem o momento que nosso país está vivendo. A era Lula permitiu que qualquer um, independente da renda, cor e classe social, tenha acesso a universidade.
Não desperdice esse momento. Estude.
No mundo tecnicista, dominado pelos que possuem conhecimento, só alcança-se algo quem possui instrução.

CAPIXABAS, cobrem por um movimento de lutas, passeatas e greves sim! Mas que verdadeiramente defenda o interesse coletivo e não de grupos partidários e interesses subversivos.


Pedro Luiz

domingo, 22 de março de 2009

O jogo do poder no chamado País - Brasil

Quero falar sobre injustiças.

Estava lendo o Blog do Josias, um blog focado em política brasileira.
Bom, antes disso já havia acompanhado a novela - Banqueiro/Bandido Daniel Dantas e Delegado/Criminoso Protógenes Queiroz.

É uma injustiça transformar um servidor público num criminoso e o criminoso numa vítima.

Não há na história do nosso País registros de o judiciário ter concedido 2 habeas corpus seguidos. Quem dera na Suprema Corte e de maneira tão rápida.


As acusações feitas pelo delegado: 16 bilhões de desvios no mínimo, sem contar com paraísos fiscais, as mais altas esperas do poder no País participando de um esquema por uma década e meia, favorecimento de informações, lavagem de dinheiro, etc...

Acusações feitas pela corregedoria da PF e já encaminhadas: Uso de grampos ilegais e vazamento de informações confidenciais.

É fato que a operação foi uma mega atração com direito a cobertura televisionada, radiofonada e "webvisionada" (neologismo de minha autoria), que o delegado está se posicionando politicamente para uma candidatura em 2010 e apostando alto(Presidência da República, ou mais precisamente Vice-Presidência com Heloísa Helena do PSOL.); e que provavelmente deve ter existido grampos sem autorização judicial.

Mas, pera lá, condenar um servidor por fazer seu trabalho e de uma forma tão concisa e inocentar um esquema tão grande e sujo?

A verdadeira questão é que o delegado estava levando esta investigação, sem conhecimento prévio da alta cúpula do Ministério da Justiça. Quando estourou a operação, deve ter sido um reboliço no gabinete do ministro, a ordem era: TENTAR COLAR OS CACOS QUEBRADOS.
É isso que está acontecendo. A operação foi muito grande, pode atingir muita gente importante e não há consenso no governo para permitir outro escândalo ao apagar das luzes da era Lula e sendo necessário se fazer um sucessor.
O objetivo principal nesses 19 meses de governo é: MANTER A IMAGEM E POPULARIDADE DO GOVERNO E DO PRESIDENTE BLINDADA DE QUALQUER MÁCULA e a qualquer custo. Nessa prerrogativa entra a expulsão do Delegado dos quadros da PF.
O estopim para essa decisão foi sem dúvida a carta mandada pelo Sr. Protógenes de Queiroz a ninguém menos que o Presidente negro e figura pop, Barack Hussein Obama.
Isso mesmo, a carta pode ser lida in suma neste link: http://protogenescontraacorrupcao.ning.com/profiles/blogs/carta-ao-presidente-obama
Este é o link da página da web do "promoter" do combate a corrupção e defensor da moral e soberania do país (como se auto-intitula) Protógenes Queiroz.

Sua expulsão é dada como certa no Ministério da justiça e na cúpula da Polícia Federal.
Até por que, foi uma idiotice e falta de amadurecimento do delegado mandar uma carta dessa envergadura a outro País e sim; manchar a soberania nacional e suas instituições.

O que quero deixar registrado é:
O Brasil ainda não está preparado para conduzir uma investigação que atinja os interesses da nossa elite com autonomia e irrestrições protéicas.

Uma pena, avançamos no desenvolvimento econômico e social, mas ainda sofremos as ameaças dos herdeiros da elite que condenaram Getúlio Vargas, João Goulart e Juscelino Kubitschek e se alavancaram na Ditadura militar se perdurando até hoje.

Outra verdade: A classe política não almeja isso. Pois dessa forma, quando algo é descoberto, pode ser facilmente tampado, excluído, removido e execrado como uma lepra, uma infecção que não pode continuar e atrapalhar o jogo do poder.

Iria escrever sobre injustiças pessoais, mas acabei mudando o rumo da coisa e apelando para a macro-injustiça que paira sobre nosso País desde os tempos do início da República.

Vivemos num estado constante de sítio, onde a elite não precisa obedecer nossa Constituição.

Pedro Luiz

domingo, 15 de março de 2009

Algumas congratulações.

Mais um post.
Dessa vez não há um estilo literário ou de escrita.
Just this.
Algumas congratulações:

A vida, que nos permite a cada dia viver intensamente; (ruim para os que não vivem)
Ao ar, que nos permite respirar, acordar todos os dias e ver como tudo é belo, como somos pequenos diante de todo o universo e mesmo assim podemos ser felizes.
Aos que gostam da gente, que nos permite ter momentos felizes;
Ao ensino que nos permite sair da floresta e da escuridão;
Ao amor que nos permite apaixonar-se intensamente.

Cara, quer um conselho? Vive a sua vida como se fosse sua realmente, sem se importar com o que os outros pensam ou dizem, ninguém paga as suas contas e acredite tem funcionado comigo.
É muito bom.
A vida é muito mais interessante.
Seja feliz, não importa como, desde que não se faça mal a ninguém.

Trabalhe, Estude, brinque, dançe, pule, namore.
A vida passa, os anos passam, se nada disso fizermos, os cabelso brancos vão chegar e a vida passar, sem que você tenha passado por ela.

My dilemma, my new style of life. :)


PEDRO LUIZ

domingo, 8 de março de 2009

Quando a bolha estoura, e sempre estouram.

Hoje é um daqueles dias básicos que marcaram os textos no meu blog.
Como falei num post, a felicidade não é um bom sentimento pra compartilhar nem escrever com emoção. Afinal, ela é só a felicidade e quando se está feliz temos que aproveitar o máximo, cada momento precisa ser único, cada frase desejada, precisa ser dita, cada carinho deve ser recebido, cada abraço deve ser calorosamente e intensamente dado e cada sorriso, careta ou olhar deve ser mostrado.
Por quê?
Por que a felicidade não é um sentimento que dura pra sempre, são momentos.
Não que você não queira que dure, mais ela é feito de picos, fato.
E, ela é feita de picos por que as pessoas insistem em acabar com ela; por isso não se pode compartilhar, o mundo é invejoso, as pessoas sãoamargas e insistem a apelar para velhos clichês e paradigmas. Nunca olham como tudo está bonito, como você está feliz e como isso é bom. Cara, é incrível isso.
Vou contar algo prático;
As pessoas demoram a vida toda pra encontrar alguém onde esses momentos de felicidade pareçem não ter picos, onde tudo é perfeito e vale a pena, mesmo sabendo que você está com essa pessoa a anos, suportando os defeitos por que as qualidades são maiores e não existe gente perfeita e poderia-se estar com várias, talvez até mais bonitas, mas no entanto só ela te importa por que você a ama. Comentei isso com uma amiga que tem três anos de namoro.
E quando você acha, começa esses picos.
Alguém ai já viveu uma situação de estar numa bolha, nela tudo o que é feito, dito, sentido, acarinhado, é normal. Aliás é intenso, perfeito e puro?
Pois é, derrepente tem que vir alguém pra te tirar dela e dizer péra ai, não é assim, não pode ser.
Muito injusto.
Qual é a parte boa?
Ah, as pessoas sofrem, choram, esperneiam e se perguntam se valhe a pena passar por isso.
Sabe qual é o meu posicionamento? hein você sabe?
Cada miléssimo de segundo valeu e vai valer por que quando vc consegue entrar nessa bolha, significa que aquela é a certa. Que com ela vale a pena ''perder os anos'' na monogamia, etc...
Fique tranquilo, tenho essa certeza ok?
Quem sou eu? não sou nenhum antropólogo ou sociólogo pra tentar decifrar o ser humano e a sociedade (apesar de eu começar na UFES esse ano).
Sou apenas alguém, tentando aqui, abrir os olhos de alguns e dar uma certeza a outro.
Não estar mais feliz, é um fato. A angustia, o sofrimento e a dor da distância e das zilhões de frases e idéias que apareçem na sua cabeça depois que alguém estoura essa bolha são várias e muito ruins. Mas, passa, ah! se passa.
E quando tudo passar o ciclo começa novamente e se estivermos prontos para vivência-lo e continuar unido, então tudo será possível.
Tudo.

Pedro Luiz

:(